domingo, 14 de janeiro de 2007

Salon du Cinéma

Em Paris ocorre o Salão do Cinema. O primeiro do gênero no mundo da sétima arte. Em que consiste esse salão: na verdade, uma grande exposição que parte da idéia que o cinema não se resume apenas ao espetáculo visto nas salas de projeções. Em torno de 50.000 pessoas passarão pelos 8.000 m2 do parque de exposição situado em Porte de Versailles (Hall 6).
O público pode ver e participar de uma extensiva programação que inclui, entre outras coisas, palestras, mostras, projeções, cineclubismo, oficinas, os segredos de fabricação, simplesmente a magia do que ocorre por trás da tela.
No salão, as pessoas podem ver, por exemplo, como Jean-Pierre Lelong realiza efeitos especiais sonoros de um filme de ação, ou Nils Tavernier rodando um curta metragem tendo o público como protagonista. Estão expostas as “story boards” em paralelo com as imagens dos filmes realizados. Ver também as reais proezas circenses de doublés que poupam os riscos dos atores dos filmes ou esbarrar com personagens dos desenhos animados preferidos das crianças; ou, ainda, ver parte do material utilizado por Sofia Coppola em sua recente obra fílmica sobre a rainha Maria Antonieta.
Uma programação que dá vontade de participar.

Nenhum comentário: